Mutirão de limpeza retira 115 kg de lixo na Serra do Japi

DSC_0110

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a Ong Coati (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada) em parceria com a Coca-Cola Femsa, ONG ASSU (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba) e Prefeitura de Jundiaí, realizaram um mutirão de limpeza na Serra do Japi na manhã de hoje, dia 21. A ação ocorreu nas cachoeiras na área do Santa Clara e contou com a participação de mais de 150 voluntários, incluindo estudantes do Unianchieta e da escola estadual 15 de Outubro, de Campo Limpo Paulista. O grupo conseguiu coletar cerca de 115 kg de resíduos sólidos, a maioria materiais de oferendas religiosas.

O mutirão também coincidiu com o Dia da Árvore e com o apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) foram plantadas diversas mudas durante a ação. A Sabesp doou 100 mudas de 20 espécies diferentes, como parte do programa de compensação ambiental. As mudas foram cedidas pelo viveiro municipal do Consórcio PCJ e entre as espécies estão a Embaúba, Angico, Ipê roxo, Paineira, Pitanga, Amora entre outras.

O coordenador Nacional do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Marco Antônio, que esteve presente na ação em Jundiaí representando a ONG ASSU, destacou o engajamento dos voluntários e elogiou a estrutura realizada entre os organizadores. Ele também informou que mais de 5 mil pessoas se mobilizaram em todo o país com ações parecidas. “Houve um desafio grande em organizar esse evento e felizmente ocorreu tudo bem”, destaca.

Para a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola Femsa, Andrea Souza Silva, este momento é de reflexão e busca de consciência cidadã. A Coca-Cola-Femsa está desde 2010 realizando esta ação em Jundiaí e para Andrea a quantidade de resíduos coletados este ano na Serra do Japi foi menor do que nos anos anteriores. “O número baixo coletado acaba sendo positivo”, afirma.

Na avaliação do diretor geral da Ong Coati, Cesar Toledo, o resultado foi positivo. “Hoje superamos todas as expectativas, com um número recorde de participação”, diz. César informou que o resultado qualitativo do material coletado será avaliado posteriormente para saber quais os tipos de resíduos foram coletados. “Todo material será encaminhado para a Arca Reciclagem, que dará o destino correto ao material”, informa.

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, Flávio Gramolelli Junior, lembra que este mutirão é realizado interruptamente desde 1994 pela Ong Coati. O diretor informa que a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está preparando ações de conscientização para as pessoas que forem frequentar a Serra do Japi neste verão com um programa de orientação na região do Santa Clara e monitoramento intensificado pela Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar e Trânsito. “A Serra do Japi tem que ser um local de contemplação. É importante que as pessoas venham com a família, mas levem seu lixo embora”, declara.

A maioria dos estudantes que participou do mutirão de limpeza não conhecia a Serra do Japi, como a estudante da escola 15 de Outubro, Isabelly Louis Leal Mohacsi, 16 anos, que visitou e gostou das cachoeiras. “Além de ajudar a limpar a Serra você toma consciência de que jogar lixo na natureza não é certo”, diz.