Agenda 21

Um pouco de história sobre a Agenda 21

Em 1992, representantes de mais de 150 países reunidos no Rio de Janeiro, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (bastante conhecida como Eco-92) assinaram a Agenda 21.

Este documento prevê uma série de ações para o desenvolvimento sustentável, que é um tipo de desenvolvimento que garantirá às gerações futuras  mesma qualidade de vida que as atuais gerações possuem.

A busca pelo desenvolvimento sustentável se deu a partir da constatação de que a forma como os países vêm crescendo atualmente está levando o planeta a uma catástrofe mundial. Isto vem sendo observado pelo aumento da devastação das florestas – seja para a retirada de madeira ou para a exploração de minérios – como também pelo monte de lixo e fumaça que as indústrias e a população em geral produzem.

Capítulos

A agenda 21 é dividida em dezenas de capítulos, cada um tratando sobre diferentes temas, como os recursos hídricos (água), combate à pobreza, importância das instituições, etc.

Apesar de ser sido assinada em 1992, muito pouco se tem feito para implementar a Agenda 21. E no Brasil não é diferente. A implementação da Agenda 21 depende bastante dos governos (municipal, estadual e federal) mas os cidadãos comuns podem ajudar bastante.

Agenda 21 Local

Tudo começa quando um grupo de pessoas de uma comunidade se organiza e, em conjunto, passa a discutir seus problemas e a buscar soluções, tomando por base os princípios da Agenda 21. Somente através da cooperação e compromisso entre prefeitura e sociedade organizada é que uma Agenda 21 Local pode ser implementada.

Saiba mais sobre a Agenda 21 no site do Governo Federal