Resgate da Vida Marinha

Gremar
O Instituto Gremar é pioneiro no tratamento de animais marinhos na Baixada Santista

VIATURA PARA RESGATE DE ANIMAIS MARINHOS – Arquipélagos de Ilha Comprida e Cananéia

Por meio do convênio firmado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e parcerias com as Prefeituras Municipais de Ilha Comprida e Cananéia e Instituto Gremar, a ONG COATI-Juréia adquiriu uma viatura para resgate de animais marinhos. O projeto nomeado RESGATE DA VIDA MARINHA conta com a adaptação de veículo para captura e transporte dos animais.

Todos os anos diversos animais são encontrados vivos nas praias que abrangem Iguape, Ilha Comprida, Cananéia e Ilha do Cardoso, Litoral Sul do Estado de São Paulo, com destaque para pinguins, além de pequenos cetáceos, lobos-marinhos, tartarugas entre outros. Por vezes esses animais estão apenas descansando, mas, na maioria dos casos, são encontrados debilitados, doentes e emalhados, necessitando ser encaminhados para um local adequado, onde receberão os cuidados necessários.

O centro de reabilitação mais próximo da região está no Guarujá, onde se localiza o Instituto Gremar. Para que os animais, depois de uma avaliação de um biólogo ou veterinário sejam encaminhados para este Centro foi necessária a aquisição de veículo apropriado para minimizar o stress do animal e a alta taxa de mortalidade no transporte.

Estima-se que o projeto terá demanda para resgate e transporte de 50 animais marinhos e silvestres por ano.

O projeto foi lançado oficialmente no dia 10 de maio de 2013 em Cananéia com a presença de autoridades da cidade e Ilha Comprida, além da equipe técnica. As atividades iniciaram com a entrega de materiais informativos e educacionais referentes às condutas a serem adotadas pela população, além de cartilhas para conscientização nas escolas.

Confira as fotos do lançamento abaixo.