Livro e Exposição Fotográfica homenageiam as belezas cênicas da Serra do Japi

Tributo à natureza será lançado no mês do Meio Ambiente

   

Durante dois anos, o fotojornalista Sergio Assis e sua equipe percorreram trilhas de floresta densa, enfrentaram terrenos difíceis, pedras escorregadias e cursos d´água com o objetivo de compilar, em um livro fotográfico com mais de 240 imagens, a exuberância das riquezas naturais da Serra do Japi, localizada a cerca de 60 Km da capital do estado.

A publicação do livro, projeto realizado por meio da Lei Rouanet, celebra simultaneamente os 35 anos de Tombamento da Serra pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), ocorrido em março de 1983 e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 05 de junho.

Mais de 2.000 imagens da floresta, riquezas hídricas e biodiversidade foram captadas durante as expedições fotográficas à Serra. “Foi um trabalho engrandecedor, estar na floresta compensa tudo. Sentimo-nos pequenos diante de tanta grandeza e superioridade”, revela Sergio Assis.

Além das fotografias, o livro traz texto de apresentação do professor Flávio Gramolelli Junior, um dos grandes estudiosos do Japi. “Muitas são as palavras para descrever a maravilha dos recursos naturais existentes na Serra do Japi, porém as imagens nos remetem a muito mais que isso. Preservar a Serra não é somente preservar a sua riquíssima biodiversidade. É preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental e manter vivas as belezas cênicas deste importante pedaço de Mata Atlântica”, afirma Flávio.

Os autores destacam ainda o caráter educativo do projeto, já que cerca da metade da tiragem dos livros será distribuída gratuitamente às escolas públicas de Jundiaí e região. “Incentivar crianças, jovens, adultos e pesquisadores a se envolverem na preservação do que ainda resta deste pedaço da Mata Atlântica, sempre foi nosso objetivo primordial”, ressalta o fotógrafo.

O livro e a exposição fotográfica serão lançados no dia 14 de junho, às 19h30, na praça de eventos do Jundiaí Shopping. “No dia 18 de junho, o livro será lançado em Cabreúva, com uma oficina para professores e coordenadores pedagógicos do município, havendo a distribuição dos livros para as escolas municipais” ressalta Gramolelli.

A exposição fotográfica com algumas das imagens do livro estará disponível para visitação do público até o dia 21 de junho, no Jundiaí Shopping, e poderá ser montada em outros espaços por meio de agendamento pelo coati@coati.org.br.

Exposição Fotográfica de lançamento do livro “Serra do Japi: patrimônio histórico, cultural e ambiental.

Data: de 15 a 21 de junho.

Local: Praça de Eventos Piso Nove de Julho

Jundiaí Shopping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *