Coca-Cola FEMSA e Coati realizam mutirão de limpeza na Serra do Japi

Mutirão
Mutirão realizado no ano passado. Foto: Fábio Patelli

Amanhã, dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Nessa data, a Coca-Cola FEMSA Brasil – que mantém em Jundiaí a maior fábrica do sistema Coca-Cola no mundo em volume de produção – em parceria com a ONG Coati promoverá um mutirão de limpeza na Serra do Japi para simbolizar a importância da preservação de suas águas e matas e contribuir para a conscientização ecológica dos visitantes. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e da DAE Jundiaí.

A ação em benefício do meio ambiente reunirá voluntários, entre colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Leão Alimentos e Bebidas (empresa responsável pela gestão de toda a linha nacional de sucos, néctares, achocolatados, isotônicos, energético e chás do portfólio da Coca-Cola no País); alunos do Colégio Estadual Quinze de Outubro, de Campo Limpo Paulista; e membros das ONGs ASSU (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba) e COATI (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada).

A atividade está prevista para começar a partir das 8h, no CREAM – Centro de Referência e Educação Ambiental da Serra do Japi (localizado na Avenida Atílio Gobbo, altura do nº 4600), com um café da manhã e uma breve palestra sobre a importância de iniciativas para limpeza de rios e praias e para a conscientização ambiental. No local, os participantes também receberão um kit composto por uma camiseta personalizada do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, luvas e sacos de lixo. Em seguida, haverá a caminhada por alguns trechos da Serra do Japi para o recolhimento dos detritos. Os voluntários voltarão ao Centro de Referência para pesagem e classificação dos resíduos, discussão dos resultados da ação e encerramento do evento, previsto para as 13h.

No ano passado, o mutirão na Serra do Japi mobilizou 70 pessoas, entre estudantes, colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil e do COATI, e recolheu 200 kg de resíduos sólidos.

Para a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Andrea Souza Silva, a participação da companhia no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias reforça a preocupação da empresa com a preservação ambiental das cercanias de suas fábricas e centros de distribuição.

“Em Jundiaí, uma das regiões mais importantes de nossas operações, o propósito do mutirão é conscientizar a comunidade quanto à necessidade da preservação dos recursos hídricos e das matas da Serra do Japi para a manutenção da qualidade de vida de todos na região, chamando a atenção para os danos ambientais causados pelo descarte incorreto de lixo”, enfatiza Andrea. “Além disso, é uma ótima oportunidade para envolver nossos colaboradores em trabalho voluntário e na preservação do meio ambiente”, completa.

Mutirão2

Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Liderado pela organização americana Ocean Conservancy, o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é realizado anualmente desde 1986. Nesse período já mobilizou quase nove milhões de pessoas, recolhendo aproximadamente 65 milhões de toneladas de lixo em mais de 150 países.

Em terras brasileiras, o apoio da Coca-Cola acontece há 19 anos, divididos em 20 municípios de seis estados (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia). A ação faz parte das iniciativas do Instituto Coca-Cola Brasil, responsável pela integração dos vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil em todo o país. A participação da empresa já colaborou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo.

O programa reúne voluntários de todas as idades, dos mais diversos setores da sociedade, tornando-se uma grande oportunidade para a participação comunitária em ações imediatas, que contribuem para minimizar, em curto prazo, a deterioração dos oceanos. Além da limpeza de resíduos sólidos em praias, rios, lagoas e nascentes e da conscientização ecológica do usuário desses ambientes, o evento tem como objetivos a sensibilização da sociedade e conhecer a composição e origem de todo o lixo encontrado.

Todos os itens coletados são catalogados em planilhas padronizadas, possibilitando assim à Ocean Conservancy compilar, analisar e publicar os dados de cada ano. Os dados contabilizados são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos para análises estatísticas e então encaminhados à Comissão Intergovernamental Oceanográfica da ONU. Com base nesses dados, a Comissão busca convencer os países a se tornarem signatários do Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.

SERVIÇO:

Evento: Mutirão de Limpeza da Serra do Japi / Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Data: 21 de setembro (sábado)

Local: Centro de Referência e Educação Ambiental (CREAM)

Endereço: Avenida Atílio Gobbo, altura do nº 4600 – Jundiaí – SP

Horário: das 8h às 13h

Ponto de referência: 12º GAC – Rodovia Anhanguera, km 53.