Ecos da Biodiversidade

Livro-Serra

O livro “Novos Olhares, novos Saberes sobre a Serra do Japi: Ecos da Biodiversidade” foi lançado ontem (08/03) durante as comemorações de 30 anos de Tombamento da Serra do Japi. O evento foi realizado no jardim do Museu Histórico e Cultural Solar o Barão com a presença dos autores, o zoólogo João Vanconcellos Neto e técnica ambiental Patrícia Regina Polli, além demais colaboradores.

Com 628 páginas, o livro é farto em informações científicas a respeito dos animais e das plantas da área. Ele representa o maior esforço de divulgação de descobertas biológicas desde o clássico “História Natural da Serra do Japi”, publicado em 1992 por nomes como Aziz Ab´Saber, Hermógenes Freitas Leitão e Patrícia Morelato, entre outros. Desta vez, o esforço envolveu 46 pesquisadores de 15 instituições universidades.

A publicação traz novidades como a primeira publicação sobre a fauna aquática da Serra do Japi, onde foram catalogados 31 espécies de peixes. “Estes estudos comprovam que a água da Serra do Japi é altamente preservada”, explica o professor.

O livro também mostra a rica biodiversidade das espécies animais e vegetais originários do Japi, como espécies de samambaias de 12 mil anos, 125 espécies de orquídeas, 950 espécies de borboletas e de 3 a 5 mil de mariposas. Outro capítulo de destaque é das aracnídeas, onde foram catalogadas 218 espécies de aranhas, porém há possibilidades deste número ser duas vezes maior.

Os exemplares já podem ser adquiridos na Editora CRV.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *