D`Angola na Escola

Apresentação

O projeto D’Angola na Escola foi desenvolvido pelo COATI para a Unilever – fábrica Vinhedo, em 1998 (então Elida Gibbs), a partir da solicitação da empresa de uma atividade na semana do meio ambiente realizada na fábrica naquele ano.

O formato da atividade realizado com os filhos de funcionários naquele ano (que incluiu uma visita ecológica à fábrica e uma gincana de cooperação), foi adaptado para um programa de educação ambiental voltado a alunos do Ensino Fundamental das escolas de Vinhedo.

O projeto, denominado “D’Angola na Escola”, atendeu cerca de 11 mil alunos de escolas da região, entre 1999 e 2010, com atividades de educação ambiental adaptadas aos procedimentos e equipamentos de segurança e gestão ambiental da fábrica.

INSCREVA SUA ESCOLA PARA PARTICIPAR DO PROJETO D’ANGOLA NA ESCOLA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMPRESA

Objetivos

– Educação ambiental

– Visita à fábrica e aos equipamentos e sistemas ambientais e de segurança

– Recreação

 

Metodologia

Os convidados são recepcionados por colaboradores da empresa, que fazem as apresentações devidas, incluindo uma explicação geral das atividades, aspectos de segurança e a relação empresa-meio ambiente-comunidade. Os convidados seguem para uma visita no interior da empresa, em área determinada pela equipe responsável.

Na sequência, os monitores do COATI assumem a monitoria, explicando procedimentos de segurança e os “ecologicamente corretos” da fábrica. Depois, os visitantes são convidados para um lanche oferecido pela empresa.

Após o lanche, os alunos são organizados para o início de um “circuito” pré-definido. Deste circuito consta uma visita a várias áreas pré-definidas, denominadas “estações”. Durante a parada em cada “estação”, acontece uma conversa sobre tema ambiental e/ou de segurança relacionado.

Terminado o circuito, os visitantes participam de uma “gincana”, com atividades lúdicas relacionadas aos temas da visita. Antes da despedida, é feita a entrega de certificados e de outros brindes oferecidos pela empresa.

Roteiro

– Visita ao espaço cultural da Estação de Artes;

– Explicação geral das atividades (circuito ecológico e conteúdo da visita, relação empresa-meio-ambiente-comunidade (Unilever fábrica Vinhedo e ISO 14.000);

– Aspectos de segurança  interno e externo (incluindo leis de trânsito);

– Breve explicação sobre lixo, geração de resíduos e destino final. (importância da coleta seletiva e da reciclagem de materiais);

– Observação das linhas de produção;

– Passeio pelas estações ecológicas da fábrica (separação de lixo, tratamento de efluentes industriais, lagoa, área arborizada), que é parte do circuito ecológico feito pelos monitores do grupo COATI. É feita uma gincana que diverte e educa ao mesmo tempo;

– Intervalo para lanche;

– Recebimento de brindes e certificado de participação no projeto.

 

Número de visitantes

– Máximo de 40 alunos.

 

Agendamento e informações

Unilever Brasil – Fábrica Vinhedo

A/C Recursos Humanos

Av. das Indústrias, 315. Distrito Industrial | CEP 13.280-000 – Vinhedo – SP

Telefone: (19) 3876 7030

E-mail: Aparecida.Canteiro@unilever.com 

 

Importante:

– As visitas acontecem sempre às sextas-feiras, das 13:30 às 16:30 com possibilidade de atendimento na parte da manhã.

– O projeto atende no máximo 40 alunos por visita.

– O transporte dos alunos é responsabilidade das escolas.