MOSQUITECA É ARMA PARA COMBATER A DENGUE

O professor Maulori Cabral, da UFRJ, em parceria com biólogos da Fiocruz, inventou a "mosquiteca", que foi testada e realemnte funciona.

Para construir a mosquiteca, pegue uma garrafa PET (de água ou refrigerante) de 1,5 litros ou mais. Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.

Corte a base da garrafa PET, medindo cerca de 10 cm de altura.

Esta parte será o fundo da mosquiteca.

Lixe a parte interna do pedaço de PET similar a um funil. Pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 ou 120.

O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão. A superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação e atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Pegue um pedacinho de tela dobrado e utilizando o "anel" da tampa da própria garrafa faça um fechamento da tela. Não deve ser utilizado o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe.

Coloque cinco grãos de arroz (ou de alpiste amassado ou ração para gatos) dento da parte inferior da garrafa PET. Este procedimento é importante porque a fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas.

Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante. Se ela estiver rasgada ou destruída, você estará fornecendo um criatório para o mosquito ao invés de uma armadilha.

Insira o “funil” na base da mosquiteca e sele as duas partes com fita isolante.

Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.

Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando.

Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado pois as fêmeas do mosquito não gostam de sol.

A fêmea do mosquito verfica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.

Esvazie periodicamente a parte inferior da mosquiteca e mate as larvas com água sanitária ou cloro. Verifique se a tela não está rasgada e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.

O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias e, nesse período, as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva é fator de complicação já que um ovo de Aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias (um ano e dois meses) mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco.

Se esse local receber água novamente (quando há uma chuva, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, atingindo a fase adulta num prazo curtíssimo, entre dois e três dias.

Se desejar acesse o link http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html para conferir o vídeo do professor Maulori, que foi veiculado pelo Jornal Hoje (da Globo) em 15/03/2008.


Confira também:

- Borra de café pode ajudar no combate à dengue.

- Cravo Amarelo auxilia na cura da dengue.

- Inhame previne contra a dengue.