PROJETO DE OLHO NO ÓLEO

ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO PARA MINIMIZAÇÃO DE POLUIÇÃO DIFUSA GERADA POR EFLUENTES DE OFICINAS MECÂNICAS


 

Confira os vídeos produzidos para a divulgação do projeto:

 

Reportagem produzida pela TV Rede Paulista - Programa Cultura Sustentável (2/6/2010)

 

Sistema de tratamento de efluentes de baixo custo – Parte I (9/6/2010)

 

Sistema de tratamento de efluentes de baixo custo – Parte II (9/6/2010)

 

Vídeo produzido para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis

 

O trabalho "Alternativa de baixo custo para minimização de poluição difusa gerada por efluentes oleosos em oficinas mecânicas" foi aprovado para ser apresentado na Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010, promovida pelo Instituto Ethos. 

A proposta é baseada na Lei Estadual nº 9.966, de 28 de abril de 2000, que dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.

Em Jundiaí/SP, dados oficiais da Prefeitura Municipal indicam que a cidade possui cerca de 170 oficinas mecânicas cadastradas. O consumo médio mensal de óleo em cada oficina é estimado em 100 litros, o que representa um volume aproximado de 17.000 L/mês de óleo descartados inadequadamente na rede de coleta de esgoto da cidade.

O presente trabalho propõe uma alternativa de baixo custo para remoção destes óleos residuais em parceria entre a ONG COATI (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada) e as oficinas mecânicas. Tomando como base o município de Jundiaí/SP, se todas as oficinas aderirem ao projeto, deixarão de lançar aproximadamente 17m3/mês de óleos lubrificantes no esgoto, e cada oficina participante receberá da ONG um certificado de responsabilidade socioambiental.

A figura acima apresenta o modelo do sistema que pode ser facilmente montado com peças recicladas e materiais hidráulicos, a um custo baixo em relação aos sistemas já existentes no mercado. O sistema é constituído por 3 tambores, sendo que o primeiro recebe o efluente contaminado e promove a decantação do sólido em suspensão (1). O segundo recipiente recebe o efluente com o óleo sobrenadante (2), que é coletado em uma canaleta localizada no nível da lâmina d’água (3) e coletado em um recipiente plástico (4) para posterior envio para coleta seletiva e reciclagem. Por fim, o terceiro tambor (5) recebe a parte do efluente isenta de óleo residual, pronto para descarte na rede coletora de esgoto (6).

   

ETAPAS PARA A MONTAGEM DE UM SISTEMA SEPARADOR DE ÓLEO DE EFLUENTES DE OFICINAS MECÂNICAS

Para a montagem do sistema proposto são necessários os seguintes materiais:

- 3 bombonas (tambores) plásticas de 20 litros

- tubos e conexões de PVC tamanho ¾ ou ½ polegada

- 12 garrafas tipo de PET, de água mineral de 500mL.

- serrote

- serra elétrica

- furadeira e broca tipo serra-copo

- lixa para plástico

 

Separe 3 bombonas plásticas de 20 litros de capacidade, conforme a figura ao lado.

Separe cerca de 12 garrafas tipo PET, de água mineral de 500 mL de capacidade, 

Estas garrafas deverão ser furadas no corpo, com 6 orifícios de aproximadamente 1,5 cm para passagem de água e retenção de óleo residual.

Fure um dos lados da garrafa e atravesse o outro lado, para que sejam produzidos 3 furos de cada lado da garrafa.

As garrafas PET formarão uma placa coalescente e deverão ser instaladas na segunda bombona. Para a sua montagem, coloque todas as garrafas PET com a boca voltada para cima e juntas dentro do reservatório.

 

Para iniciar a montagem do sistema, faça um corte na parte superior das bombonas para a retirada da tampa, conforme mostrado na figura ao lado.

Para montagem do primeiro compartimento, faça  2 orifícios com auxílio de uma furadeira e broca do tipo serra-copo (de tamanho coerente com a conexão escolhida, (tamanho ¾ ou ½ polegada).

Neste primeiro compartimento, os 2 orifícios deverão estar na parte superior.

 

Adapte as conexões necessárias de acordo com a figura ao lado e prepare a conexão com o segundo compartimento.

 

 

 

 

Ainda no primeiro compartimento, usando tubos e conexões de PVC (tamanho ¾ ou ½ polegada), coloque o tubo voltado para parte interna do reservatório conforme a figura ao lado.

 

 

Para montagem do segundo compartimento, faça outros 2 orifícios (iguais ao do primeiro compartimento) porém um deles deverá estar na parte inferior da bombona.
 

 

Ainda no segundo compartimento, faça um outro orifício na parte superior, ao lado doorifício já existente, para adaptação de  um tubo de ½ polegada serrado ao meio (meia cana).

 

 

 

Segundo compartimento visto por cima, com a placa coalescente (formada pelas embalagens PET) instalada e com as conexões com o primeiro compartimento (esquerda) e o terceiro compartimento (direita). 

A partir da canaleta, deve-se instalar uma conexão e um tubo para a coleta do óleo sobrenadante.

Para montagem do terceiro e último compartimento, faça 2 orifícios (iguais aos do segundo compartimento, ou seja, um furo na parte superior e outro na parte inferior da bombona).

O segundo compartimento é ligado ao terceiro compartimento na parte inferior, a partir de conexões e um pedaço de cano.

Sistema montado e em operação.